Marco Antônio Arruda (CRM SP 55.157)
Presidente
Claudia Berlim de Mello
José Aparecido da Silva
Neander Abreu
Laura Oliboni (CRP 06/168823)
Monica Miranda
Renato Arruda (CRM SP 193.039)
Claudia Berlim de Mello
José Aparecido da Silva
Neander Abreu
Marco Antônio Arruda (CRM SP 55.157)
Monica Miranda
Renato Arruda (CRM SP 193.039)
Simone Aparecida Capellini
QUINTA-FEIRA - 18 DE AGOSTO - MANHÃ | |
Horário | Tema |
08:00 - 08:10 | Abertura |
A Nova Ciência do Ensinar | |
08:10 - 08:40 | As bases neurais do aprendizado • Neuroplasticidade • Etapas da aprendizagem • Aprendizado de curto e longo prazo • 4 pilares da aprendizagem • Implicações para a Educação Marco A. Arruda (Ribeirão Preto) |
08:40 - 09:10 | Engajando a atenção para facilitar a codificação • Sistemas atencionais e memória • Codificação de novas informações • Engajando a atenção dos estudantes • Estratégias ascendentes e descendentes Renato Arruda (Ribeirão Preto) |
09:10 - 09:40 | Memória: codificação, consolidação, evocação e modificação • Tipos • Mecanismos • Estratégias de consolidação e evocação • Falsas memórias Marina Estima (Ribeirão Preto) |
09:40 - 10:10 | Motivação, emoção e estresse: como afetam a aprendizagem? • Estratégias de motivação para o aprender • Motivação intrínseca e extrínseca • Como as emoções e o estresse interferem no aprendizado e como manejar positivamente esses estados em sala de aula Lívia I. de Freitas (Ribeirão Preto) |
10:10 - 10:30 | Feedback dos erros e sua importância no aprendizado • Surpresa: um drive fundamental para o aprendizado • Feedback de erros não é punição • A regra de ouro: espaçar o aprendizado Flávia Giacomini (Ribeirão Preto) |
10:30 - 11:00 | Intervalo |
11:00 - 11:30 | Pensamento crítico nos processos de ensino e aprendizagem • Heurísticas e vieses nos processos de ensino e aprendizagem Marco A. Arruda (Ribeirão Preto) |
11:30 - 12:00 | Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem Rafael Pereira (Lisboa - Portugal) |
12:00 - 12:30 | Métodos e estratégias para uma aprendizagem inovadora • Ensino Híbrido • Sala de aula invertida • Ensino baseado em problemas • Storytelling • Gamificação Tiago Eugenio (São Paulo) |
12:30 - 13:00 | Discussão |
13:00 - 14:00 | Intervalo para almoço |
QUINTA-FEIRA - 18 DE AGOSTO - TARDE | |
Horário | Tema |
14:00 - 14:30 | Metodologias ativas para uma Educação integral Julia Pinheiro Andrade (São Paulo) |
14:30 - 15:00 | Cultura POP na sala de aula Tiago Eugenio (São Paulo) |
15:00 - 15:30 | Aprendizagem visível: dos fundamentos à prática baseada em evidências Julia Pinheiro Andrade (São Paulo) |
15:30 - 16:00 | Educação de precisão José Aparecido da Silva (Ribeirão Preto) |
16:00 - 16:30 | Intervalo |
16:30 - 17:00 | Transtorno Generalizado de Ensino Henrique Augusto Torres Simplício (Belo Horizonte) |
17:00 - 17:30 | Pedagogia do Sucesso Vitor Geraldi Haase (Belo Horizonte) |
17:30 - 18:00 | Discussão |
SEXTA-FEIRA - 19 DE AGOSTO - MANHÃ | |
Horário | Tema |
08:00 - 08:20 | Porque Cérebros Infantis Importam! Marco A. Arruda (Ribeirão Preto) |
Porque cérebros DIS importam Da suspeita às intervenções de sucesso |
|
08:20 - 09:10 | Do rastreio escolar ao diagnóstico e subtipos • Dislexia - Simone A. Capellini (Marília) • Discalculia - Vitor Geraldi Haase (Belo Horizonte) |
09:10 - 10:00 | Modelos de intervenção clínica • Dislexia - Simone A. Capellini (Marília) • Discalculia - Vitor Geraldi Haase (Belo Horizonte) |
10:00 - 10:30 | Modelos de intervenção educacional • Dislexia - Simone A. Capellini (Marília) • Discalculia - Vitor Geraldi Haase (Belo Horizonte) |
10:30 - 11:00 | Intervalo |
11:00 - 11:30 | Identificação de grupos de risco e intervenções precoces Simone A. Capellini (Marília) |
11:30 - 12:00 | Nomeação automática rápida e processamento fonológico explícito em crianças com dislexia Maria Angela Nogueira Nico (São Paulo) |
12:00 - 12:30 | Dislexia hoje Sylvia M. Ciasca (Campinas) |
12:30 - 13:00 | Discussão |
13:00 - 14:00 | Intervalo para almoço |
SEXTA-FEIRA - 19 DE AGOSTO - TARDE | |
Horário | Tema |
Porque cérebros TDAH importam Da suspeita às intervenções de sucesso |
|
14:00 - 14:20 | TDAH: Do rastreio escolar e populacional ao diagnóstico Mauro Muszkat (São Paulo) |
14:20 - 14:40 | Propriedades psicométricas e utilidade clínica de uma escala de funções executivas para crianças e adolescentes Luis da Anunciação (Rio de Janeiro) |
14:40 - 15:00 | Intervenções escolares baseadas em evidências científicas Alessandra Gotuzo Seabra (São Paulo) |
15:00 - 15:20 | Estimulação neuropsicológica de funções executivas no TDAH Rochele Paz Fonseca (Porto Alegre) |
15:20 - 15:40 | Estimulação das funções executivas: desde sempre e para sempre? Rafael Pereira (Lisboa - Portugal) |
15:40 - 16:00 | Estimulando habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes com TDAH Carmen Beatriz Neufeld (Ribeirão Preto) |
16:00 - 16:30 | TDAH: Desafios da transição do adolescente ao adulto Renato Arruda (Ribeirão Preto) |
16:30 - 17:00 | Intervalo |
17:00 - 17:30 | Transtorno do Déficit de INTENÇÃO! Neander Abreu (Salvador) |
17:30 - 18:00 | 14.254: o que é, o que muda e o que esperar da nova legislação sobre educandos com TDAH e Transtornos de Aprendizagem? Ana Luiza Navas e Iane Kestelman |
18:00 - 18:30 | Discussão |
SÁBADO - 20 DE AGOSTO - MANHÃ | |
Horário | Tema |
Porque cérebros AUTISTAS importam Da suspeita às intervenções de sucesso |
|
08:00 - 08:30 | Porque cérebros autistas importam! Marco Antônio Arruda (Ribeirão Preto) |
08:30 - 09:00 | Do rastreio escolar e populacional ao diagnóstico Rudimar dos Santos Riesgo (Porto Alegre) |
09:00 - 09:20 | Manifestações sutis do Autismo Maria Elisa Granchi Fonseca (Pirassununga) |
09:20 - 09:40 | Quando parece, mas não é: Apraxia da Fala, TEL, TME, TOC... Mauro Muszkat (São Paulo) |
09:40 - 10:00 | Apraxia da Fala: aspectos diagnósticos Larissa Cistina Berti (Marília) |
10:00 - 10:30 | Intervalo |
10:30 - 10:50 | Pré-requisitos para a alfabetização e repertórios matemáticos para alunos com TEA Camila G. S. Gomes (Belo Horizonte) |
10:50 - 11:10 | Aprendizado na criança autista: da teoria à prática pedagógica Rudimar Riesgo (Porto Alegre) |
11:10 - 11:30 | Intervenções escolares baseadas em evidências científicas Camila G. S. Gomes (Belo Horizonte) |
11:30 - 11:50 | Interfaces das abordagens comportamentais na inclusão da criança com TEA Maria Elisa Granchi Fonseca (Pirassununga) |
11:50 - 12:10 | Projeto Candinho Renato Arruda (Ribeirão Preto) |
12:10 - 12:30 | Porque suicídio na infância importa! Ricardo Nogueira Krause (Rio de Janeiro) |
12:30 - 13:00 | Discussão |
13:00 - 14:00 | Intervalo para almoço |
SÁBADO - 20 DE AGOSTO - TARDE | |
Horário | Tema |
Porque cérebros infantis precisam ser incluídos | |
14:00 - 14:30 | Neurobiologia do aprendizado Rudimar Riesgo (Porto Alegre) |
14:30 - 14:50 | Porque e quando a inclusão não dá certo Iuri Victor Capelatto (Campinas) |
14:50 - 15:10 | Diferenciação pedagógica e inclusão escolar Rafael Pereira (Lisboa, Portugal) |
15:10 - 15:30 | Estimulando resiliência em casa e na sala de aula Claudia Berlim de Mello (São Paulo) |
15:30 - 16:30 | Estimulando o desenvolvimento na primeira infância em casa e na sala de aula Mônica Miranda (São Paulo) Carolina Mattar Julien de Toledo Piza (São Paulo) |
16:30 - 17:00 | Intervalo |
17:00 - 17:20 | Fator P e sua importância no desenvolvimento infantil Leandro Fernandes Malloy-Diniz (Belo Horizonte) |
17:20 - 17:40 | Mães reais, com base em evidências científicas e práticas clínicas Rochele Paz Fonseca (Porto Alegre) |
17:40 - 18:00 | Inclusão escolar: lições de uma pandemia Mauro de Almeida (Campos do Jordão) |
18:00 - 18:30 | Discussão |
18:30 - 19:00 | Premiações Dica de Mestre Encerramento |
Programação científica sujeita a alteração sem aviso prévio.